quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Os maiores produtores de petróleo do mundo!



Além das complexas questões políticas por trás da série de revoltas em países do mundo árabe e do Oriente Médio, alguns aspectos econômicos ajudam a explicar o por quê da tensão que se espalhou pelo mundo desde que os conflitos começaram. Um dos principais é o fato de que praticamente 80% das reservas mundiais de petróleo estão sob controle dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). E dos 12 países membros da OPEP, sete são árabes e há ainda o Irã, importante país do Oriente Médio.


Segundo informações da própria organização, os países membros têm reservas equivalentes a 1,06 trilhão de barris de petróleo. Dos 10 países com as maiores reservas de petróleo no mundo, seis estão localizados na região dos conflitos. Dentre eles, a Líbia, que tem hoje a situação política mais delicada. Há mais de uma semana a população tem saídos às ruas para exigir a renúncia do ditador Muammar Kadafi. As manifestações da oposição têm sido duramente reprimidas pelo líder do país, dando origem a conflitos sangrentos. A Líbia detém 4,4% das reservas da OPEP, com 46,4 bilhões de barris de petróleo.
A instabilidade na região tem impacto direto no preço do petróleo no mundo todo. À medida que a violência na Líbia aumenta, analistas preveem cotações cada vez maiores para o preço do barril nos mercados. Chegou-se a falar que o valor do petróleo pode chegar a níveis tão elevados que são comparáveis ao período da Guerra do Golfo, nos anos 1980.
Além da Líbia, Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos estão entre os países na linha do rastilho de pólvora responsável pelas explosões de revoltas no mundo árabe. Todos eles figuram entre os principais produtores e exportadores de petróleo. Veja nos slides abaixo quais são os países com as maiores reservas do mundo.
Atualmente o Brasil tem uma reserva de aproximadamente 14 bilhões de barris. Considerando as estimativas de que o petróleo da camada pré-sal elevará esta quantidade para aproximadamente 28 bilhões, o país pode chegar à 12ª posição no ranking, ultrapassando os Estados Unidos (19,1 bilhões de barris) e o Catar (25,38 bilhões).

A Arábia Saudita é o país com a maior reserva de petróleo do mundo, segundo os dados mais recentes da OPEP, de 2009. O país detém 25% de todas as reservas do cartel de exportadores da commoditie. Esta quantidade equivale a aproximadamente 264 bilhões de barris de petróleo. A foto mostra uma delegação saudita em conferência da OPEP.

Um dos cenários escolhidos pelo presidente Hugo Chávez para a transmissão de seu programa “Alô Presidente” enfatiza a maior riqueza da Venezuela. Ao fundo, caminhões circulam com derivados do petróleo. O país tem a segunda maior reserva petrolífera do mundo, o equivalente a 19,8% de toda a quantidade que as nações da OPEP detêm. Segundo a organização, os Venezuelanos possuem 211,17 bilhões de barris de petróleo.

Dentre os 10 países com as maiores reservas de petróleo do mundo, apenas três não são membros da OPEP. O Canadá, com a terceira maior quantidade da commoditie em seu território, é um deles. O país possui uma quantidade de petróleo equivalente a 178 bilhões de barris, segundo informações do cartel de países exportadores.

São Paulo – Embora não tenha sido palco de manifestações violentas, o Irã não ficou livre de protestos. Depois da queda da ditadura na Tunísia, no começo de janeiro, e do início dos protestos no Egito, os iranianos foram às ruas reivindicar melhorias na qualidade dos serviços públicos no país. Um eventual aumento da instabilidade política no país comandado por Mahmoud Ahmadinejad traz preocupações econômicas, já que a nação responde por 12,9% do petróleo da OPEP. O Irã possui uma reserva de 137,01 bilhões de barris, a quarta maior do mundo. Na foto, o ex-ministro de petróleo iraniano Bijan Namdar Zanganeh, durante conferência da OPEP

O Iraque, país árabe localizado no Oriente Médio, tem a quinta maior reserva de petróleo do mundo. Segundo informações da OPEP, o país detém um volume de 115 bilhões de barris, o equivalente a 10,8% do volume total sob posse dos membros do cartel.

O sexto país com as maiores reservas de petróleo do mundo é o Kuwait. De acordo com a última apuração da OPEP, o país tem em seu território o equivalente a 101,5 bilhões de barris de petróleo, ou 9,5% do total sob o controle da OPEP

Com 97,8 bilhões de barris de petróleo em seu território, os Emirados Árabes aparecem como os detentores da sétima maior reserva do mundo. Segundo informações da OPEP, a confederação controla 9,2% do petróleo da OPEP

A Federação Russa possui reservas de petróleo equivalentes a 60 bilhões de barris, a oitava maior reserva nacional do mundo. O país detém cerca de 20% de todo o petróleo sob controle dos países que não são membros da OPEP

O Cazaquistão, país que não faz parte da OPEP, tem a nona maior reserva nacional de petróleo do mundo. No território do país estão cerca de 30 bilhões de barris da commoditie. Esta quantidade equivale a cerca de 10% do petróleo controlado por países que não são membros do cartel. Na foto, uma refinaria de petróleo no Cazaquistão

A nação que atualmente é palco dos maiores conflitos no mundo árabe tem a 10ª maior reserva nacional de petróleo do mundo. A Líbia, governada pelo ditador Muammar Kadafi, possui o equivalente a 46,4 bilhões de barris de petróleo, ou 4,4% do total controlado pelos países da OPEP. A foto mostra o funcionário de uma das refinarias estatais da Líbia que mantém as operações apesar dos conflitos entre governo e oposição
Fonte: Exame





Nenhum comentário:

Postar um comentário