quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A maior fábrica de chocolate do mundo!

Uma fábrica de gostosuras que incluem muitos chocolates, dentre eles o famoso Kisses, confeitos deliciosos, balas, um parque de diversão, personagens animados e até uma cidade inteira que possui o aroma irresistível do chocolate. Ou melhor, o Lugar Mais Doce da Terra. Isto pode ser a definição mais precisa da empresa HERSHEY’S, uma das mais tradicionais e parte integrante da cultura americana.

A história
Tudo começou em 1876 quando Milton Snavely Hershey, um jovem confeiteiro de apenas 19 anos nascido em uma fazenda, abriu uma pequena loja que vendia bombons e doces na cidade da Filadélfia, estado da Pensilvânia. A loja não teve vida longa, fechou depois de seis anos e Milton se mudou primeiro para a cidade de Denver e depois para Nova York, onde trabalhou em uma fábrica de caramelo. Em 1886 se mudou, novamente, para a cidade de Lancaster na Pensilvânia, e abriu sua própria fábrica de caramelos chamada Lancaster Caramel Company, introduzindo no mercado o Hershey’s Crystal A, deliciosos caramelos que derretiam na boca, cuja receita foi desenvolvida por ele. A história começaria a mudar em 1893, após ele visitar a feira Columbian Exposition em Chicago, na qual ficou fascinado por uma máquina alemã de fazer chocolate. Não demorou muito ele comprou os equipamentos alemães e no ano seguinte, exatamente no dia 9 de fevereiro fundou oficialmente a HERSHEY CHOCOLATE COMPANY, instalada ao lado da fábrica de caramelos, produzindo além de cobertura de chocolate, chocolate em pó, chocolate ao leite e meio amargo, e chocolate para culinária. Com isso, ele vendeu sua fábrica de caramelos, confeitos que ele acreditava apenas ser uma tendência passageira no mercado americano, em 1900 por cerca de US$ 1 milhão (em valores atuais corresponderia a US$ 24 milhões), e se concentrou somente na produção de chocolates e derivados. Foi nesse mesmo ano que o mercado americano conheceu a primeira barra de chocolate ao leite HERSHEY’S.

Com o dinheiro da venda de sua fábrica de caramelo ele adquiriu aproximadamente 1.200 acres (160 km ²) de terras, localizados cerca de 30 quilômetros a noroeste de Lancaster, perto de seu local de nascimento, em Derry Church (que no ano seguinte foi renomeada Hershey), no coração da Pensilvânia. Tendo em vista o potencial da região ele vislumbrou que poderia obter ali as grandes quantidades de leite fresco necessários para aperfeiçoar e produzir o chocolate ao leite. Muito animado com o potencial de chocolate ao leite, que na época era um produto de luxo praticamente exclusivo da Suíça e pouco acessível a população de um modo geral, ele começou na base da experimentação a desenvolver uma fórmula para fabricar o chocolate de leite e vender ao público americano. Através de inúmeras tentativas e erros, ele finalmente criou sua própria fórmula de chocolate ao leite. Em 2 de março de 1903, ele começou a construção do que viria a se tornar a maior fábrica de fabricação do chocolate do mundo.

Com a fábrica já instalada e produzindo, em 1905, ele passou a conceber um modelo para a fabricação de chocolate utilizando as mais recentes técnicas de produção em massa, que tornou o produto acessível a todos, fazendo da HERSHEY’S um verdadeiro exemplo de sucesso. Naquela época uma barra de chocolates era vendida por até cinco centavos de dólar. Nos anos seguintes a empresa continuou a crescer produzindo uma grande variedade de produtos à base de chocolate, entre eles as barras de chocolate ao leite com amêndoas, sendo a primeira empresa a comercializar seus produtos nacionalmente. Os produtos da HERSHEY’S, na época vendidos em embalagens nas cores marrom e prata, eram vistos em abundância em bares e supermercados, tornando-se parte integrante da cultura americana.

A primeira parte do século 20 assistiu a cidade de Hershey desfrutar de um período extraordinário de crescimento. Isto se deve, em grande parte, ao contínuo sucesso da HERSHEY CHOCOLATE COMPANY e seu comandante. Isto porque Mr. Hershey construiu habitação acessível para seus empregados, escolas, centros comunitários, igrejas, um teatro, um parque de diversões, um sistema de ferrovias, lojas e muitas outras amenidades para a utilização dos seus trabalhadores e da comunidade local. Durante a Segunda Guerra Mundial na década de 40, toda a produção da empresa foi voltada para suprir as necessidades do exército americano. Mais de três bilhões de barras de chocolates, especialmente a Field Ration D, com 600 calorias e que não derretia em climas tropicais, foram produzidas nessa época para suprir o exército. Em 13 de outubro de 1945 Milton Hershey faleceu, deixando um verdadeiro legado: a empresa fabricava aproximadamente 75% de todo chocolate consumido nos Estados Unidos.

Na década de 60 foram construídas as primeiras fábricas fora da cidade de Hershey, localizadas em Ontário no Canadá (1963) e Oakdale na Califórnia (1965). Recentemente a empresa anunciou o fechamento dessas duas fábricas e suas operações foram transferidas para um enorme e moderno complexo localizado na cidade de Monterrey no México. Somente no início da década de 70 a empresa lançou sua primeira campanha publicitária nacional composta por mais de 114 anúncios veiculados em jornais. Nas décadas seguintes a HERSHEY’S se expandiu através de muitas aquisições de pequenas empresas proprietárias de marcas famosas como 5TH AVENUE, EAT MORE, CHIPITS, ALMONDJOY e MOUNDS. A partir do final dos anos 90, a empresa passou a investir em mercados emergentes como Brasil, China e Índia, além de expandir sua linha de produtos com a compra de mercas locais nesses países.

A linha do tempo1907● Introdução dos famosos chocolates KISSES, um dos produtos de maior sucesso da empresa. A história que se conta é que o produto recebeu o nome de “beijos” porque era esse o som que o chocolate fazia ao ser depositado nas formas durante o processo de produção.
1908
● Lançamento das barras de chocolate ao leite com amêndoas (HERSHEY’S milk chocolate with almonds bar).
1925
● Lançamento das barras de chocolate com amendoins (HERSHEY’S MR. GOODBAR). A fórmula do tradicional chocolate em barra foi modificada pela primeira vez somente em 1995, quando ganhou uma quantidade maior de amendoins.
1926
● Lançamento da cobertura líquida de chocolate (HERSHEY’S SYRUP).
1938
● Lançamento do famoso HERSHEY’S KRACKEL, uma deliciosa barra de chocolate com pedaços de arroz.
1939
● Lançamento do HERSHEY’S MINIATURES, embalagens que continham pequenas barras em miniaturas dos principais chocolates da empresa.1963● Aquisição da marca de chocolate recheado com amendoim REESE’S (criada em 1923).
1971
● Lançamento das barras de chocolate amargo (HERSHEY’S SPECIAL DARK).
1977
● Aquisição da tradicional empresa Y&S Candies, fundada em 1845 e produtora dos deliciososTWIZZLER’S, palitos adocicados em vários sabores.1980● Lançamento das barras de chocolate em tamanho grande (Big Block/King Size).1982● Lançamento do leite achocolatado.1986● Aquisição da empresa Luden’s, proprietária da marca 5TH Avenue (barra de chocolate com manteiga de amendoim) e produtora de balas.1987● Aquisição da marca canadense de doces EAT MORE, do chocolate CHIPITS (introduzido em 1946) e da marca de chocolate OH HENRY! (criada em 1924).1988● Aquisição da empresa Peter/Paul Cadbury, dona das marcas ALMONDJOY (criada em 1946) eMOUNDS (lançada em 1920).
1989
● Lançamento da barra de chocolate HERSHEY’S SYMPHONY, disponível nas versões chocolate ao leite cremoso e amêndoas com caramelo.
1994
● Lançamento das barras de chocolate ao leite com cookies (HERSHEY’S COOKIES ‘N’ CREME).
● Lançamento do HERSHEY’S NUGGETS, bombons de chocolate ao leite e chocolate ao leite com amêndoas. A versão com chocolate amargo foi introduzida em 1998.
1995
● Lançamento do HERSHEY’S POT OF GOLD, pequenas caixas com bombons sortidos de alta qualidade. A versão sem açúcar seria lançada em 2004.1996● Aquisição da fábrica que produzia o chocolate de amendoim PayDay (introduzido em 1932), as bolinhas de chocolate WHOPPERS (lançadas em 1949), o chocolate ao leite HEATH (lançado em 1932), MILK DUDS (criado em 1928), os chicletes RainBlo (lançado em 1940) e SUPER BUBBLE (criado em 1948) e a tradicional marca JOLLY RANCHER (criada em 1949).2004● Lançamento das barras de chocolate ao leite em edições limitadas como chocolate branco com amêndoas (HERSHEY’S white chocolate with almonds), chocolate com o dobro de sabor (HERSHEY’S double chocolate flavors) e chocolate ao leite com cookies e menta (HERSHEY’S Cookies ‘N’ Mint).
● Lançamento de suas primeiras barras de cereais.2006● Lançamento dos cookies recheados com chocolate (HERSHEY’S COOKIES) e com manteiga de amendoim (REESE’S COOKIES).
● Lançamento das barras de chocolate com apenas 100 calorias (100 CALORIE BARS). Nos anos seguintes várias de suas marcas ganharam esta versão, incluindo os chocolates Reese’s e York.
● Lançamento das barras de chocolate CACAO RESERVE BY HERSHEY’S, feitas artesanalmente com os melhores grãos de cacau de várias regiões do mundo.
● Lançamento do HERSHEY’S STICKS, palitos de chocolates disponíveis em quatro sabores:Rich Dark Chocolate (chocolate amargo), Mint Milk Chocolate (chocolate ao leite com menta),Milk Chocolate (chocolate ao leite) e Caramel filled Milk Chocolate (chocolate com caramelo).
● Lançamento das barras de granola.
2010
● Lançamento do HERSHEY’S DROPS, pequenos confeitos redondos de chocolate que foram introduzidos com o slogan “A lot of Hershey’s Happiness in a little drop”.

As lojasElas são o autêntico paraíso para os gulosos e chocólatras; e a mais potente ferramenta de marketing da marca HERSHEY’S, capaz de mergulhar o consumidor em um mundo dos sonhos proporcionando experiências aromáticas e gustativas sem iguais. Nas lojas temáticas da HERSHEY’S é possível encontrar chocolates, doces e guloseimas em embalagens únicas e especiais, além de uma enorme variedade de suvenires como roupas, brinquedos, objetos de decoração e bonequinhos dos famosos personagens da marca. É um verdadeiro mundo HERSHEY’S.

A primeira loja, inaugurada em 2002, fica localizada na famosa esquina da Broadway com a Rua 48 na região da Times Square, e faz lembrar uma fábrica de chocolate em plena Manhattan. O cartão postal da loja é sua enorme fachada (60 metros de altura e 20 metros de largura) com o maior letreiro luminoso jamais construído na Times Square, composto por 4 máquinas a vapor sobre 4 mil luzes em movimento, 30 luzes programáveis, 56 letras de néon e 14 sinais luminosos. A tecnologia utilizada na fachada é tão avançada que não é achada em nenhum outro letreiro do mundo. A Hershey’s Times Square é uma das lojas mais populares e de maior sucesso financeiro dos Estados Unidos.

A segunda loja, inaugurada em 2005, está localizada na cidade de Chicago em plena Avenida Michigan e se tornou uma grande atração turística. A loja, muito maior que a de Nova York, possui atrações como uma máquina que mostra como o chocolate é feito e um café temático da marca HERSHEY’S. Hoje em dia, além dessas duas lojas, a marca possui unidades em Niagara Falls, Xangai, Dubai e Cingapura.

A sede
O perfume achocolatado invade o nariz. Denuncia, com leveza, que há algo de diferente nas redondezas de uma cidadezinha encravada no estado americano da Pensilvânia. Mais à frente, ruas batizadas com nome de “Cocoa” (cacau, em inglês) e “Chocolat” certificam que o visitante chegou a Hershey. A “capital do chocolate”, construída com uma boa dose de utopia pelo lendário e sonhador Milton S. Hershey, descortina-se de maneira fantasiosa e abriga a maior fabricante de chocolates dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. Ali na pequena cidade de 15.000 habitantes, tudo gira em torno da HERSHEY. Os postes públicos que iluminam a cidade têm o formato do famoso “Kisses”, aquele chocolate que se assemelha a uma gotinha e se tornou um ícone nos Estados Unidos. Os postes são intercalados: uns sem a tradicional embalagem prateada e outros com. A história da cidade se mistura com a da empresa e vice-versa. Na verdade, a cidade só se tornou Hershey por conta da fábrica, a primeira de chocolates do mundo. Empreendedor obstinado, Milton Hershey conseguiu um grande feito na época: industrializar o chocolate que, até então, era produzido de forma artesanal, com os melhores exemplares vindos, claro, da Suíça. Da pequena fábrica surgiu um colosso de doces e, em volta dela, uma cidade que virou atração turística. Há de tudo um pouco: tem o museu Hershey, o zoológico Zooamerica (mais de 200 animais nativos de cinco regiões do continente americano), o Jardim Hershey, o Spa Hershey, o estádio Hershey, a escola Hershey, um gigantesco parque de diversões chamado Hersheypark e, para completar, a própria HERSHEY’S.

Uma “fantástica fábrica de chocolate” está ali, funcionando a pleno vapor, localizada em uma avenida de nome sugestivo, Chocolate Avenue. Mas tudo de mentirinha. Carrinhos elétricos, no melhor estilo dos parques de diversões, levam os visitantes para uma viagem ao universo daHershey’s Chocolate World, centro de visitante e museu inaugurado em 30 de junho de 1973. Dividido em 5 exposições, o museu conta a história desde a origem do cacau - importado de muitos países, inclusive do Brasil – passando pela saga da família Hershey, pelas inovações e a criatividade de Milton Hershey que revolucionaram a produção do chocolate até as novidades das mais modernas linhas de produção da empresa. É possível também participar de atividades noChocolate Lab, onde o visitante tem a oportunidade de experimentar chocolates feitos com cacau de diferentes procedências do planeta, bem como fazer barras de chocolate exclusivas com condimentos como pimenta, canela, cacau moído, entre outros ingredientes. Na saída do tour, há uma enorme loja exibindo tudo o que se possa imaginar com a marca HERSHEY’S. A vida e o turismo na cidade são a face cor-de-rosa da história empresarial. Em meio às excitantes montanhas-russas, rodas gigantes luminosas e brinquedos aquáticos fabulosos não há espaço para tristeza. Enquanto se compra um algodão doce, um enorme saco de pipocas ou uma guloseima qualquer, o visitante, que pode se hospedar no sofisticado hotel da Hershey ou fazer uma bela massagem do SPA Hershey, vive apenas o lado doce e feliz de um grupo com 17 fábricas, sendo 10 delas nos Estados Unidos, duas no Canadá, duas no México e uma no Brasil, e emprega mais de 14 mil pessoas. Desde sua fundação a fábrica mais doce do mundo já recebeu a visita de 76 milhões de pessoas.

O parque de diversão
HERSHEYPARK nasceu da benevolência de Milton Hershey que idealizava um lugar agradável e reservado onde os funcionários da THE HERSHEY CHOCOLATE COMPANY pudessem passar momentos relaxantes com seus familiares. O parque, um dos mais antigos dos Estados Unidos, foi inaugurado oficialmente no dia 24 de abril de 1907 na cidade de Hershey, estado da Pensilvânia, como um lugar agradável onde os funcionários poderiam fazer piquenique, remar, passear a cavalo ou até mesmo assistir encenações teatrais em um pavilhão. Inicialmente era um lugar reservado somente aos funcionários da fábrica de chocolate, sendo posteriormente aberto ao público. Em 1909 novas instalações surgiram: quadras de tênis, pistas de boliche e uma galeria para exposição de amostras fotográficas.

Nos anos seguintes o local começou a se transformar em um verdadeiro parque de diversões com a instalação de um enorme carrossel em 1912, um pavilhão de dança, um museu (hoje conhecido como The Hershey Museum), um café, um zoológico e uma pequena roda-gigante. Em 1946 o parque ganhou sua primeira montanha-russa. Na década de 70 teve início uma enorme reforma e expansão, que transformou o complexo em um gigantesco parque de diversão. Atualmente o Hersheypark, que ocupa uma área total de 450.000 m², possui mais de 60 atrações incluindo 11 montanhas-russas, 10 brinquedos aquáticos, 20 atrações infantis, além de restaurantes, cafés e lojas. O parque que utiliza o slogan The Sweetest Place on Earth (O lugar mais doce da Terra) é um dos mais visitados e populares dos Estados Unidos, recebendo aproximadamente 2.8 milhões de pessoas anualmente.

O logotipoNo dia 1 de agosto de 1898 a empresa adotou um símbolo bastante distinto: uma pequena criança que segurava uma barra de chocolate dentro de um cacau. O símbolo conhecido como “Baby in the Bean”, apareceu nas latas de cacau HERSHEY’S até 1936, quando foi substituído pela palavra HERSHEY’S. O logotipo foi aposentando somente em 1968 quando a empresa passou a se chamar Hershey Foods Corporation.

Dados corporativos● Origem: Estados Unidos● Fundação: 9 de fevereiro de 1894
● Fundador: Milton Hershey
● Sede mundial: Hershey, Pensilvânia
● Proprietário da marca: The Hershey Company
● Capital aberto: Sim (1927)
● Chairman: Kenneth L. Wolfe● CEO & Presidente: Dave West● Faturamento: US$ 5.67 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 509.8 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 12.2 bilhões (abril/2011)
● Fábricas: 17 
● Lojas temáticas: 6
● Presença global: + 70 países
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 14.000
● Segmento: Alimentos● Principais produtos: Chocolates, balas e confeitos● Marcas principais: Hershey’s, Reese’s, Kisses, Kit Kat e Twizzlers
● Principais concorrentes: Mars e Nestlé● Outros negócios: Parque temático, hotel, zoológico● Slogan: Palatable confection and a most nourishing food.● Website: www.hersheys.com

A marca no Brasil
A empresa atua no mercado brasileiro desde 1998 quando começou a importação de produtos de grande sucesso nos Estados Unidos, como as barras de chocolate HERSHEY’S, os pequenos chocolates Kisses, Almond Joy e Reese’s. Porém, não demorou muito para perceber que o mercado brasileiro tinha cultura, costumes e necessidades diferentes do mercado norte-americano e que era necessário adaptar os produtos a serem vendidos no país. Por considerar o Brasil um mercado atrativo e potencial e sabendo que para competir de verdade precisaria de uma capacidade produtiva local, a empresa decidiu comprar a divisão de chocolates da Visconti em julho de 2001. A compra incluiu a unidade fabril localizada em São Roque e as marcas Io-Iô Crem e Granulado Visconti, já bastante conhecidas pelos brasileiros. Em agosto do ano seguinte iniciou no Brasil a produção da linha HERSHEY’s de chocolates em barras e dos famosos Kisses, oferecendo produtos de qualidade diferenciada e embalagens adequadas ao consumidor brasileiro, a preços acessíveis. Esse foi um passo muito importante em sua história, pois a partir desse momento, a empresa passou a ser mais competitiva no mercado.

Mais tarde, diversas mudanças ocorreram nas linhas de produtos da empresa. Além do lançamento do HERSHEY’S MAIS (bolacha coberta com chocolate), cria-se um personagem para a marca Io-Iô Crem, que é relançada com uma nova e fortíssima identidade visual, além de trazer um novo sabor ao mercado, o Ioiô Mix Morango. Os tabletes HERSHEY’S ganham novo layout, que traduzem valores importantes de qualidade, expertise e chocolate com sabor superior, além de deixar a marca mais próxima do consumidor brasileiro. Também são lançados sabores de sucesso como é o caso da barra Cookies’n’ Chocolate. As novidades não pararam por aí. Percebendo as oportunidades, a empresa lançou a linha HERSHEY’S Cereal em 2006 e alcançou 5.2% de participação de mercado em apenas sete meses, ultrapassando fortes concorrentes. Em 2007, trouxe ao mercado novas linhas de produtos inovadores e adequados às necessidades do consumidor: HERSHEY’S Gourmet (cobertura de chocolate), HERSHEY’S Special Dark (chocolate com 60% de cacau) e Ioiô Nutricrem (creme de chocolate enriquecido com vitaminas e minerais). Recentemente, em 2009, a marca fez parceria com Ovomaltine e apresentou ao mercado o Hershey’s Ovomaltine, uma combinação do chocolate ao leite e dos flocos crocantes. Hoje, a HERSHEY’S possui mais de 9% do mercado de barras de chocolate no Brasil.

A marca no mundo
A HERSHEY’S é a maior fábrica de chocolates, confeitos e balas da América do Norte, estando entre uma das maiores do mundo (terceira atrás apenas da Mars e Nestlé) com operações em mais de 70 países, produzindo mais de 2.400 itens diferentes. Atualmente a empresa é responsável por 38% dos chocolates consumidos nos Estados Unidos com vendas mundiais superior a US$ 5.6 bilhões. Somente no mercado americano seus produtos podem ser encontrados em mais de 2 milhões de pontos de venda.

Você sabia?
● O famoso chocolate Kit Kat é produzido no mundo todo pela Nestlé quando esta comprou a empresa inglesa Rowntree. Mas como a HERSHEY’S já havia adquirido a licença de produção antes disso nos Estados Unidos, ainda hoje Kit Kat é produzido pela HERSHEY’S no mercado americano.
● Milton Hershey, veja só, empreendeu tanto que se tornou uma espécie de Henry Ford do chocolate. Em um terreno de dez mil metros quadrados, está a Milton Hershey School, fundada em 1909 e que abriga cerca de 1.300 crianças carentes. Detalhe: de graça. Tornou-se uma das maiores instituições de ensino para crianças até 12 anos dos Estados Unidos. Milton, que não pôde ter filhos, tinha esse lado reconhecidamente filantrópico.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Nenhum comentário:

Postar um comentário